Pesquisa do Blog

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Santa Vitória, Batman!

Olá Turma Boa!!!

Dia 22 de Janeiro de 2016, data especial, dia do aniversário do meu pai e dia de matrícula na FURG (Universidade Federal do Rio Grande) - Unidade Santa Vitória do Palmar (SVP).

"Santa Vitória do Palmar é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, localizado no extremo sul do Brasil.
Junto com o município de Rio Grande, abriga a mais importante estação ecológica do Rio Grande do Sul e uma das mais importantes do país, a Estação Ecológica do Taim. E, com o município do Chuí, possui o maior complexo para geração de energia eólica da América Latina, o Complexo Eólico Campos Neutrais."
Fonte; https://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Vit%C3%B3ria_do_Palmar

Depois de lançar as minhas notas do Enem para o curso de Turismo Bi Nacional naquela Universidade e ser selecionado numa das cinco vagas da modalidade, precisei me deslocar até a cidade para presencialmente fazer minha matrícula num "Curso Superior"...Bah!
Quem diria hein? Com 44 anos, aluno novamente.

A vida é mesmo surpreendente. Comparo os acontecimentos de nossa vida com peças de quebra cabeça, vamos encontrando estas peças pelo caminho que percorremos e elas devem fazer parte do nosso acervo, por vezes jogamos fora algumas delas por não vermos sentido, e não raro, elas seriam fundamentais mais adiante, outras vezes nos apegamos tanto a algumas destas "peças" que não as soltamos mesmo que no fundo ainda sentimos que nunca nos serão realmente úteis.

Eu, joguei muitas peças fora, mas fiquei com algumas essenciais que hoje me ajudaram a pelo menos "enxergar" o desenho daquilo que preciso montar.
Começo um novo ciclo de vida, novas e complexas situações estão por vir, desafios enormes pela frente, mas eu creio que na mesma medida virão as oportunidades de crescimento pessoal e profissional!

Turismo, curso que tem tudo a ver comigo e nunca tinha reparado;
"Este bacharel faz o planejamento, a organização, a promoção e a divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e de negócios. Elabora roteiros, acompanha turistas, organiza feiras, congressos e exposições. Em agências, operadoras e sites turísticos, comanda as vendas de passagens e reservas em hotéis. Pode gerenciar hotéis, empresas de eventos e empreendimentos de lazer, como parques temáticos. Em prefeituras e órgãos públicos, coordena a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações locais."
Fonte; http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/administracao-negocios/turismo-gestao-turismo-682697.shtml

A falta do "tal" Curso Superior foi decisivo na minha carreira profissional, perdi muitas oportunidades, agora quem sabe uma frestinha numa porta se abra pra mim e melhores condições me apareçam.

Bom, cada coisa a seu tempo, não é o que dizem? Então, agora lá vou eu, desbravar a Costa Doce...

Seguem os registros, bom passeio comigo;

Saí de casa dia 22 ás 7:15, precisava chegar antes das 17 Horas na cidade (621 Km), na cabeça o pensamento estava nos documentos necessários, isso que eu conferi inúmeras vezes antes de sair.
A primeira placa alusiva ao meu destino...

Isso aí, vamos pra aula!

E cada vez mais perto...E os documentos será que estão certos????

Atravessei o Taim e cheguei em SVP, primeiro posto a direita, parei pra almoçar. 
Aproveitei pra dar mais uma olhada nos documentos e cópias necessárias...(culpa do Tomasini que no dia anterior me disse - Atenção aos documentos necessários, não vai esquecer nada 700Km de casa!) 

Depois do almoço segui para os últimos 100 Km (veja bem, a cidade começa e somente 100 Km depois é o centro), muito campo, com arroz, soja e criação de gado na região.

No caminho temos a famosa placa 660 (aquela que o João tinha raptado).
Os adesivos dos amigos marcando passagem pelo local.

Valeu xt660.net!!
Agora também a Guarda Gaúcha se faz presente na placa.

Cheguei na cidade, esse Pórtico foi recentemente erguido, o Farol a que ele faz menção veremos nas fotos adiante.
Expectativa, cheguei 14:30H, fui até a Universidade...E os documentos???? Báh!

No local fui muito bem recebido pelo pessoal da administração, entreguei meus documentos...(expectativa)...o rapaz falou - Só quê...
Bah, gelei!!!!!!!!!
- Só que não precisa duas cópias desse aqui, pode ficar com uma.

UFA!!! Estou devidamente matriculado, Obrigado Senhor.

Fiz um Tour pelo campus, conheci meu bloco, já me vi ali num quadro na parede.
Fui muito bem tratado por todos, inclusive me ofereceram pouso numa casa, mas eu preferi ficar In Solo no Camping absorvendo tudo que estava me ocorrendo.

Dogs da Furg.

Me indicaram seguir pra praia do Hermenegildo pra pernoitar, uns 10 Km do campus.


Cheguei no local indicado, mais uma vez o tratamento foi muito bom, pessoal muito receptivo e hospitaleiro, no "Hermena", a vida é tranquila, um "paraíso" é como se referem a localidade que é parte integrante da Maior Praia do Mundo a Praia do Cassino.
Tive muitas dicas fantásticas pra minha futura morada na região.

Uma noite bem tranquila, comi um Xis Frango feito no local, fumei um charuto à luz da Lua (Cheia), coisa linda de ver.
Dormi muito bem, acordei quase nove horas, fui no mercado próximo do camping, fiz meu café da manhã e bati um papo bacana com o casal de aposentados que são os donos, eles me deram muitas dicas também.

Arrumei minhas coisas e fui pra praia de moto, objetivo, Molhes da Barra do Chuí.
No trecho os pescadores...


Eu e a XT, mais uma vez na Maior Praia do Mundo!



Um "porco" morto na areia.

660 Km percorrido até o momento, com a bênção de Iemanjá.

Pela praia nessa época do ano, é proibido o tráfego de veículos em certos trechos exclusivos para banhistas, fui obrigado a rodar pelo asfalto pra chegar nos Molhes.

O Farol do Chuí que é símbolo no Pórtico de SVP.
Veja mais no Link

Arroio Chuí, divisa do Brasil com Uruguai.
Veja mais no Link


Dei uma volta até a fronteira...Não me deixaram passar kkkkkkkkk



Entrei mais uma vez pela praia, passei por trecho de areia muito fofa, único trajeto permitido para veículos, aquele trecho de areia batida ficou para os banhistas.
Cheguei perto dos Molhes.

Em 2013, tive a oportunidade de rodar com grandes amigos por essa praia numa expedição, iniciamos um pouco a frente destes Molhes na época.
(aqui a emoção bateu forte ao lembrar da nossa expedição) 


Monstros do Off Road...(bate a saudade).
Agora serei uma espécie de Tuaregue.

xt660.net sempre junto...Uma camiseta que representa mais de 6570 pessoas.

OBRIGADO SENHOR.

Muito bacana essas estruturas de concreto.


Pedi a um uruguaio que estava ali pra fazer umas fotos pra mim, ele foi muito solícito e brincou dizendo que iria fotografar eu rolando lá de cima...

kkkkkkkkkk Não rolei.

Divisa, marca da Guarda Gaúcha na placa.

Fronteira.

Rodei até ás 13:30 e peguei estrada pra voltar pra casa...No caminho essa construção que rendeu boas fotos.

É como se a natureza dissesse que ela quem manda!


A Reserva do Taim.

Em Capilha, parei pra almoçar e encontrei um grupo de argentinos que vinham de uma longa viagem, entraram por Itaqui, passaram por Florianópolis, Serra do Rio do Rastro, Torres, Gramado, Canela e agora seguiam para o Uruguai, voltando para a Argentina.
Moto 200CC, vendida na Argentina, made in Índia.

Particularidade, um protetor de coroa, na índia as mulheres andam de lado na garupa e essa proteção evita que vestidos e calças entrem na corrente.
Me disseram que Honda custa o dobro do valor no Brasil.

O Grupo animado, já adesivei a todos com o Amigo da Guarda Gaúcha e fiz a propaganda do xt660.net.
Vamos ver se eles aparecem por lá, poderão nos dar boas dicas do país hermano.
Talvez eles vejam essa postagem pois dei endereço do Blog para Ezequiel.

Não falei na hora por motivos diplomáticos, mas agora eu falo...
Pelé é Melhor que Maradona! kkkkkkkkkkkk

No caminho pra casa, vi a frente uma tempestade chegando, raios apareciam a todo instante...

Asfalto, com obras no caminho, uma alternativa off road, fiz muito do trecho pela lateral.

Tive uma experiência muito sinistra no caminho, as nuvens escuras cada vez mais perto, uma ventania muito forte começou a soprar contra, pingos de chuva caindo em intervalos, em certo ponto, numa dessas estradas de terra na lateral começou um tipo de redemoinho, levantando muita poeira chegou a ficar quase impossível pilotar pela falta de visibilidade, reduzi muito a velocidade, em determinado ponto eu não enxergava na frente, nem atrás, estava envolto na tempestade de terra!
Foram uns 3 minutos de tensão, até que terminou. Novamente a pista ficou normal, o engraçado é que os carros que vinham em sentido contrário estavam em fila muito lentos, eles iriam entrar naquele sistema anormal!

Peguei um pouco de chuva depois disso, tempo de colocar a capa e tirar logo em seguida, muito calor até Caxias, cheguei por volta de 21:00 Horas, cansado mas realizado.

- Santa Vitória do Palmar é uma cidade pequena com cerca de 34000 habitantes, muito diferente de Caxias, um tanto impactante a diferença, mas com olhar positivo, vejo muita possibilidade ali, tem muita coisa a ser explorada, inclusive foi uma observação do coordenador do curso pra mim.

Se você leu leu as informações dos links que disponibilizei acima, posso garantir que nem imaginava tanta história e importância daquela região não é mesmo?
Eu estou positivamente surpreendido! 

Santa Vitória foi o que eu acabei conquistando em meio a toda a turbulência que passei nos últimos dois anos.
Meu muito obrigado pra minha mãe, minha filha e aos amigos de fé e pessoas do Bem que emanam só boas energias.

Obrigado Senhor! 

2 comentários: